Biblioteca Municipal de Aveiro cria um espaço dinâmico e inovador com o apoio da mood furniture

Acompanhe-nos nas nossas redes sociais...

A Biblioteca Municipal de Aveiro contou com a mood furniture para solucionar um dos principais desafios que este tipo de espaços enfrenta: o silêncio. Contudo, além do silêncio ser a prioridade, também seria essencial que os utilizadores da biblioteca pudessem ter contacto com o exterior, atendendo chamadas telefónicas, por exemplo, sem prejudicar a harmonia e o silêncio do espaço.

O que é a Biblioteca Municipal de Aveiro?

A Biblioteca Municipal de Aveiro, projetada pelo Arquiteto Fernando Távora, em 1970, é um dos edifícios mais emblemáticos e icónicos da cidade, afirmando-se pela sua presença no coração de Aveiro e uma vista ímpar sobre os Canais Urbanos.

Em 2020, o edifício foi reabilitado pelo arquiteto Bernardo Távora, filho do arquiteto Fernando Távora, que reinterpreta o projeto inicial, adaptando-se a novos usos enquanto Centro de Promoção de Aveiro e recuperando a sua função original de Biblioteca Municipal. O seu interior foi reformulado e cuidadosamente pensado para atender às necessidades dos seus visitantes, bem como aos desafios dos novos tempos.

Para além dos espaços tradicionais de biblioteca, foram previstas também áreas de trabalho e de investigação.

biblioteca municipal de aveiro projeto mood furniture 1

Qual o desafio que a Biblioteca Municipal de Aveiro enfrentava?

O principal desafio era adaptar a biblioteca às necessidades atuais dos seus utilizadores, mantendo a concentração, o silêncio e a produtividade. Além disso, atualmente, as pessoas não lidam bem com o isolamento total e, como as empresas também começaram a definir regimes de trabalho híbrido ou totalmente remoto, acaba por ser indispensável ter maior conectividade, tendo sempre a necessidade de se manterem conectadas com a sua equipa de trabalho. Por isso, a biblioteca sentiu necessidade de criar um espaço de flexibilidade para os utilizadores manterem a comunicação de forma integrada, sem ser necessário sair do seu espaço de trabalho e abandonar os seus pertences.

Como é que a mood furniture solucionou o problema da Biblioteca Municipal de Aveiro?

Neste sentido, a mood furniture foi contactada pela arquiteta da Câmara Municipal de Aveiro, de modo a que encontrássemos a melhor solução para este problema. Face ao exposto, a equipa da mood furniture recomendou a integração no projeto de uma Cabine Acústica, neste caso, a Hush Phone. Uma cabine com capacidade para uma pessoa, que está inserida no espaço coletivo da biblioteca, permitindo, assim, que os utilizadores possam realizar contacto com o exterior, sem perturbar os restantes utilizadores.

Esta solução foi aprovada quer pela Câmara Municipal, quer pelos arquitetos responsáveis, sendo a ideia bastante aplaudida, uma vez que ia não só ao encontro da necessidade do desafio, como também o próprio design da Cabine Acústica estava alinhado ao conceito arquitetónico e de atualidade que o próprio arquiteto projetara.

Veja a montagem da cabine acústica Hush Phone na Biblioteca Municipal de Aveiro no vídeo que se segue:

Segundo os visitantes e responsáveis pela biblioteca, têm destacado um feedback bastante positivo e realçam a qualidade e conforto que esta peça de mobiliário proporciona para, por exemplo, atender chamadas telefónicas, fazer pequenas videoconferências, entre outras tarefas possíveis.

Esta ideia têm ganho muita popularidade, sendo que está a ser estudada a implementação de Cabines Acústicas noutras bibliotecas de outros municípios que têm contactado a mood furniture.

Veja algumas imagens da Hush Phone na Biblioteca Municipal de Aveiro

Achou interessante?
Partilhe este artigo nas suas Redes Sociais!

Outros projetos que possam interessar...

Digital Congress da APDC - mood furniture

mood furniture voltou a estar presente no Digital Congress da APDC (2022)

Na 31ª edição do Digital Congress, que decorreu em formato híbrido, a partir de Lisboa e online, estivemos novamente presentes. Foi uma oportunidade de reencontros e novos contactos, num espaço dedicado à reflecção sobre o futuro na área económica, nos temas digitais e tendências tecnológicas. Estivemos presentes na zona de Congresso Lounge, dedicado ao espaço IRemote Work Revolution, no qual tivemos à disposição as tendências que marcam uma nova abordagem dos espaços de trabalho.

Ler Projeto >
Projeto da Bradco de renovação de mobiliário de escritório.

Bradco elegeu a mood furniture para mobilar as suas novas instalações

As novas instalações da Bradco contam com o melhor do mobiliário a nível mundial. Após um crescimento no volume de negócios, a Bradco aproveitou a mudança de instalações para transformar o seu espaço de trabalho na imagem da sua identidade corporativa. Descubra como é que a mood furniture respondeu ao desafio e às necessidades deste projeto.

Ler Projeto >

Inscreva-se para mais novidades

Fique a par das tendências de mobiliário de escritório em Portugal e no mundo. Ao subscrever a nossa Newsletter, garantimos um desconto adicional no seu orçamento, bem como direito a ofertas exclusivas.